12 de set. de 2013


RELATOS DE VIAGEM III        -       SÃO LUIS A FORTALEZA

02/09 - SEGUNDA FEIRA
Saímos de São Luis  por volta de 14h, sol forte, céu azul, calor intenso, e a gente de novo na estrada, agora com destino a Fortaleza. Tínhamos uma rota planejada, mas não sabíamos as condições da estrada, até que numa primeira parada encontramos um motorista muito simpático que deu a dica:  – Vá por Parnaíba que a estrada e muito boa!!! Imediatamente me veio a lembrança de um desejo: conhecer o Delta do Parnaíba. Consultamos o mapa e lá vamos nós, desta vez só Rafael Leite pilotando, e eu, de apoio técnico. Anoitecendo chegamos em Chapadinha, simpática cidade, ainda no estado do Maranhão. Estacionamos nosso ônibus teatro num Posto BR, desta vez não para abastecer, mas para dormir num hotel muito aconchegante, onde o recepcionista nos recebeu com atenção e curiosidade, querendo saber o que era o tal de Circular Teatro! ?



Saindo pra jantar  ouvimos som de cornetas ao longe, fomos até a praça central e lá encontramos o  ensaio de uma fanfarra, com instrumentos e balizas que ensaiavam as musicas e coreografias do desfile de “7 de Setembro”. No jantar tivemos a companhia de Dna Dodô, dona do restaurante e  professora aposentada muito simpática, que chegou na mesa dizendo assim “– Percebi que vcs são de fora, então quero conversar um pouco pra trocar  idéias! Posso me sentar?” E assim foi até o final da noite.

03/09 – Terça feira
Antes de sair de Chapadinha tivemos que parar num auto elétrico  pra soldar um fio que havia sido arrumado em São Luis, um calor intenso, uma cidade de muitas motos e bicicletas. Ainda pela manhã cruzamos o Rio Parnaíba e entramos no Piauí,no começo da tarde chegamos em Parnaíba –a capital do Delta das Américas.



04/09 – Quarta feira
Parada de um dia pra conhecer o Delta do Parnaíba!!! Incrível!!!  Mangue, Igarapé, Àgua de Rio, Água de Mar, Dunas, Raízes Flutuantes, tudo junto e misturado, um vento forte que refresca até a alma, e o sorriso largo do povo que nos recebe de braços abertos!!! Que delícia, que privilégio poder  estar aqui!!!
05/09 – Quinta feira
Depois da deliciosa  parada, pé na estrada que ainda temos quase 500Km até Fortaleza!! É impressionante como a mudança da paisagem na entrada do Ceará é espetacular, muitas pedras e serras, um mar de morros  pra nosso deleite.  Alguns trechos de estrada péssimos, mas nosso corajoso ônibus azul atravessa a serra com coragem e vontade de chegar, anoitece e chegamos a Fortaleza, cidade grande, trânsito lento, buzinas, confusão, mas junto com tudo isso o sorriso largo de um povo que olha com curiosidade o nosso Circular teatro passar.

Eliana Bolanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário