19 de abr. de 2013

PALESTRA sobre o Nova Luz e a Luz Nova Nova

Foi demais a palestra com a Paula Ribas dia 09/04!
Nosso carinho e agradecimento  a ela e ao Paulo Farias que nos cedeu o espaço na Sede do Pessoal do   Faroeste.
E ninguém melhor que a própria Paula pra contar como foi essa vivência...
Segue abaixo as impressões registradas no blog dela.
Vale muito à pena acompanhar para saber mais sobre esse forte movimento na região da Luz:
http://www.apropriacaodaluz.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de abril de 2013

PALESTRA sobre o Nova Luz e a Luz Nova no centro de SP

Fotos: Paula Ribas

Caros parceiros e parceiras,

no dia 09 de abril, realizamos uma palestra no teatro do Pessoal do Faroeste, sobre as questões de luta em prol da moradia na região impactadas pelo projeto Nova Luz, bem como, os movimentos e ações que construímos para trazer a organização local e o enfrentamento a gentrificação (expulsão da população local). 

A palestra foi realizada pelo grupo teatral "As Graças"   que nos últimos dois anos, tem trazido teatro para a região da Luz, em especial, no parque da Luz. E se concentrado em entender e saber sobre as lutas e os enfrentamentos da sociedade civil local com relação aos projetos que se iniciam na região.

Além dos integrantes do grupo, estiveram também presentes convidado de diversos e distintos graus de interesse pela região. A presença de estudantes, pesquisadores, interessados de maneira geral. 

Mostrei uma apresentação com fotos e fatos para contar nossa trajetória, organização  enfrentamento nos últimos 2 anos até o engavetamento do projeto Nova Luz. 

Telão da apresentação durante palestra no teatro

 As pessoas estavam muito interessadas e depois da apresentação com os slides, teve uma rodada de perguntas em meio a um debate com os presentes sobre impressões pessoais de como as pessoas percebem esse momento de mudanças no centro de São Paulo. 

Percebi o interesse latente sobre o desafio em se morar e em ser "percebido" pelo poder público na região. A questão do crack e dos dependentes químicos foi discutida e queriam saber como vemos essa situação. Pudemos falar também sobre o abandono que a região sofre por parte do poder público e a falta de iniciativa competentes e se lidar com questões básica como: o lixo, iluminação e calçadas. Além da poluição sonora que assola o local de Santa Ifigênia. 
Durante a apresentação (com fotos) sobre a organização e a mobilização
na época do projeto Nova Luz


Mais uma vez sinto o quanto há por se fazer pela região. Há muitas pessoas , grupos, instituições interessadas em participarem dessa ação conjunta e de construção. 
Foi muito bom compartilhar com artistas e pessoas críticas que discutem essa situação social que envergonha também quem não está na região de Santa Ifigênia e Luz.

Foi uma ótima experiência e troca.

Valeu e grata ao grupo As Graças  por esse trabalho por meio do teatro na região da LUZ.

Beijos
Paula Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário