3 de abr. de 2013


2013- Ensaios, Dramaturgia, Produção, Ação
 
Demos início nesse ano de 2013 ao processo de ensaios contínuos com o diretor André Carreira que agora está toda semana trabalhando com o grupo. A partir de todo material recolhido em depoimentos das pessoas que frequentam o parque da luz e nas pesquisas sobre a história do parque e da região da Luz durante 2012 e também a partir de improvisações de cenas diversas inspiradas nesse material, alguns roteiros e possibilidades de estruturas foram sendo experimentadas e agora começamos a escolher os personagens e histórias que vão fazer parte do espetáculo.
 
Daniela Schitini e Nereu Afonso escrevem as cenas e roteiros e trazem para que esses sejam modificados e trabalhados pelo grupo. Estamos nesse processo de construção da dramaturgia e o texto ainda está em constante modificação. Alguns caminhos já foram escolhidos. Personagens já estão definidos e já estamos perto de encontrar o texto final. Durante esse periodo também começamos o trabalho vocal e musical com o Daniel Maia, que assumiu a função de diretor musical do espetáculo. Também estamos iniciando o processo de produção do espetáculo, já pensando nas ideias de cenário e figurino e também na sonorização do espetáculo. Os ensaios acontecem no parque da Luz, o que nos ajuda a pensar também o caminho espacial pelo parque, os diferentes lugares do parque que podem fortalecer cada cena. O parque é o cenário e também a matéria prima do espetáculo. Outro fator que estamos pesquisando é a utilização do ônibus- palco. Pela primeira vez não faremos o espetáculo em um palco montado. Faremos um espetáculo itinerante onde o palco é o parque e o ônibus será usado de outras maneiras, como mais um personagem que vai se transformando durante a ação e que assume funções diferentes no decorrer da história.
 
No início de março, realizamos também dois saraus com músicos do parque e participamos cantando com eles em uma das apresentações. Sentimos que essa parceria musical precisa ser aproveitada e vai estar no espetáculo. Algumas músicas estão sendo sugeridas por eles e podem fazer parte de cenas do espetáculo. Estamos também nesse processo de pesquisa musical e de pesquisa da sonoridade do parque. Registrando os sons e que músicas fazem parte do cotodiano do parque e das pessoas que estão sempre nos seus bancos. Também realizamos em março uma visita ao parque guiada pelo Maurício, pesquisador da história do parque da Luz. Com toda a equipe percorremos os caminhos do parque conhecendo um pouco da história de cada recanto do lugar, sabendo também das pessoas que frequentaram e criaram e modificaram esses recantos. Pessoas com Dom Pedro Segundo, João Teodoro, Monteiro Lobato entre muitos outros.
 
O processo segue agora em abril para uma finalização da dramaturgia e a transformação dessa dramaturgia em cena,em teatro, ocupando efetivamente o parque como palco e criando o nosso caminho por ele. Também em abril vamos realizar uma palestra com Paula Ribas sobre a Nova Luz, na sede do Pessoal do Faroeste, a situação atual dessa região tão importante e fundadora de São Paulo.
                 
André Carreira, Nereu Afonso e As Graças-ensaio no Parque da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário