13 de jun. de 2012


Nessa semana, Poemas para Brincar volta a ser apresentado na ocupação das graças no parque da Luz.
Poemas é um espetáculo muito importante na trajetória das graças. Foi nosso segundo espetáculo e foi também nele que Vera Abbud passou a integrar o grupo.
Ele nasce do premiado livro homônimo de José Paulo Paes, que conta com as belas ilustrações de Luiz Maia, que também fez o cenário, a programação visual e muitos dos bonecos do espetáculo.
Lembro-me do dia que fui até a casa de José Paulo pedir autorização para montar o espetáculo. Ele olhou o material do grupo, que até então contava apenas com um espetáculo na bagagem, Endecha das Três Irmãs, e disse: eu autorizo, mas a minha parte de autor quero que seja revertida para o grupo. A cada espetáculo, quero que os meus 10% entre no caixa do grupo e que ele se consolide!
Não preciso dizer aqui a importância desse gesto de grande generosidade. E foi o que aconteceu. Começamos a formar nosso caixa e nosso terceiro espetáculo, Sonhos de Einstein, foi inteiramente produzido com o dinheiro do caixa do Poemas.
Até hoje, 16 anos depois, ele ainda é um dos alicerces do grupo.
Foi com esse espetáculo também que realizamos  um dos projetos mais importantes da história das graças: o Comunidade Solidária, onde viajamos por 13 cidades do sertão de Alagoas e Pernambuco. Essa experiência  mudou a nossa história artística e pessoal.
Poemas para Brincar é e sempre será parte fundamental da história desse grupo.
Juliana Gontijo
13/06/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário